“Já foram vacinadas 35.961 meninas, sendo que a meta é de 52.578 meninas nessa faixa etária no município de Manaus. Além disso, o índice de rejeição dos pais que não assinaram o termo de autorização foi mínimo, menor de 1%, o que mostra que o trabalho de conscientização e de educação em saúde, realizado pelas escolas e pelos profissionais de saúde, foi feito de forma eficiente e que os pais se mostraram comprometidos em manter as filhas protegidas contra o câncer de colo de útero”, destacou a subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Lubélia de Sá Freire.
Para alcançar a meta da vacinação na capital, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação, além de representantes de escolas privada, estadual e municipal realizaram na manhã desta terça-feira, dia 27, uma reunião para avaliar os resultados obtidos nas ações.
Durante a reunião, realizada na sede da Semsa (Avenida Mário Ypiranga, nº 1695, bairro Adrianópolis), foi informado que, no total das 577 escolas já atendidas, houve o registro de 18% de meninas que faltaram no dia da vacina ou não trouxeram a autorização dos pais. A Semsa está elaborando estratégias para resgatar esse público após o encerramento do prazo final para a primeira dose da vacina nas escolas.
“Uma das estratégias é que, após a identificação das alunas que não foram vacinadas, seja feito o encaminhamento para a vacinação nas dez Unidades Básicas de Saúde que funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 13h”, informou Lubélia Freire.
A previsão da Semsa é de que a aplicação da primeira dose da vacina seja encerrada em 100% das escolas até o dia 13 de setembro, em um total de 682 estabelecimentos educacionais, entre escolas estaduais, municipais e particulares. Caso alguma escola com alunas de 11 a 13 anos de idade não receba, até o dia 13, a visita de uma equipe de saúde, deverá entrar em contato, a partir do dia 16 de setembro, com o setor responsável pela ação através do telefone 3654-1333.
O presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, informou durante a reunião que o Governo do Amazonas já atingiu 53% da meta de vacinação de 116.532 meninas para todo o Estado. “O trabalho de vacinação atingiu a meta em nove municípios, apesar das dificuldades de acesso, principalmente à população rural, e vamos aguardar a próxima semana para avaliar as próximas estratégias para a conclusão da campanha”, explicou Bernardino Albuquerque.
A vacina contra HPV deve ser ministrada em três doses, com intervalo de 60 dias para a segunda dose e 180 dias para a terceira dose. Os pais precisam ficar atentos para a data de agendamento da vacinação em cada escola e para que as filhas não se esqueçam de levar o formulário de autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário