terça-feira, 27 de agosto de 2013

Quase 25 mil doses já foram aplicadas durante Campanha de Multivacinação

MANAUS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aplicou 24.926 doses de vacina, até a última segunda-feira, 26, durante as ações da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada no último sábado, dia 24. A vacina que mais está sendo utilizada é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, representando 30.9% do total de vacinas já aplicadas, seguida da vacina contra poliomielite (13,2%) e da vacina DTP (12,5%), que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, informa que a Campanha de Vacinação segue até a sexta-feira, dia 30, com postos de vacinação em 161 Unidades de Saúde de Manaus, onde estão sendo disponibilizadas vacinas para 18 tipos de doenças. Além da tríplice viral, da pólio e da DTP, também estão sendo oferecidas as vacinas BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10V, Menigocócica Conjugada C e Febre Amarela, de acordo com a faixa etária.
“Os profissionais de saúde estão dando uma atenção especial para a atualização da Caderneta de Vacinação para crianças menores de cinco anos, mas a Campanha de Multivacinação também tem como meta a atualização do cartão de vacina de toda a população, mesmo adultos e adolescentes”, explica Evandro Melo.
Para atualizar a cobertura vacinal no município de Manaus, o Ministério da Saúde disponibilizou um total de 132 mil doses de vacina, complementando o total de doses disponíveis nas Unidades de Saúde, já que são vacinas oferecidas rotineiramente na Rede Municipal de Saúde. “A campanha serve como forma de alerta para que a população mantenha a vacinação atualizada e lembre que algumas vacinas precisam ser reforçadas periodicamente, como é o caso da febre amarela que precisa ser aplicada a cada dez anos para manter a eficácia, e outras exigem mais de uma dose”, destaca Melo.
A recomendação é que todos levem o cartão de vacinação até a Unidade de Saúde, inclusive os adultos, para uma avaliação dos profissionais de saúde.
Vitamina A  
Durante a Campanha Nacional de Multivacinação, a Semsa também está aproveitando a presença das crianças para atualizar a administração da suplementação de vitamina A. O público alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A ação faz parte de programa do Ministério da Saúde direcionado às crianças de todos os municípios do Norte e Nordeste do país, além dos municípios considerados prioritários para o Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O objetivo da ação é, por meio de megadoses de vitamina A, contribuir para a redução da mortalidade infantil de forma geral e de casos de diarreia que possam provocar a morte de crianças, além de contribuir para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

De acordo com a coordenadora operacional das Ações de Nutrição da Semsa, nutricionista Tânia Batista, administração da suplementação de vitamina A também é feita dentro da rotina do cuidado da saúde das crianças nas Unidades de Saúde, através do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, tendo como objetivo a reduç
ão e erradicação da deficiência nutricional de vitamina A.
De janeiro a julho deste ano, o programa já beneficiou 4.698 crianças de seis a 11 meses de idade, e 18.382 crianças de 12 meses até menores de cinco anos. “O suplemento deve ser administrado uma vez por ano para crianças de até 11 meses. As crianças de um ano a menores de cinco devem ter acesso à suplementação uma vez a cada seis meses”, descreve Tânia Batista.

Saúde  
Crianças que passam a receber outros alimentos a partir do sexto mês de vida, além do leite materno, precisam de quantidades adequadas da vitamina A, que é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A vitamina A é um micronutriente que pode ser encontrado em alimentos de origem animal (leite materno, leite integral, fígado), frutas e legumes de cor amarelo - alaranjado (manga, mamão, cenoura e abóbora), verduras verde-escuras (caruru, beterraba, couve), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi). Nos vegetais e nas frutas, a substância chamada carotenoide é transformada em vitamina A no organismo humano.
Todas as pessoas necessitam de vitamina A para proteger a saúde e a visão. Porém, alguns grupos populacionais, pelas características da fase da vida em que se encontram, necessitam de atenção especial porque são mais vulneráveis à deficiência de vitamina A, como é o caso das crianças.


VACINA
DOENÇA PREVENIDA
BCG
Formas graves de tuberculose
VCHB (Hepatite B)
Hepatite B
VIP – VOP
Poliomielite
VCRH (Rotavírus)
Rotavírus
PENTAVALENTE
Difteria
Tétano
Coqueluche
Doenças causadas pelo Haemófilus Influenza B
Hepatite B
Pneumocócica 10V
Doenças causadas por pneumococo
Meningocócica Conjugada C
Doenças causadas pelo meningococo C
Febre Amarela
Febre Amarela
Tríplice Viral
Sarampo
Caxumba
Rubéola

Nenhum comentário:

Postar um comentário