A reunião aconteceu na sede do TJAM, localizada no bairro Aleixo, e também contou com a participação da presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, a deputada estadual Conceição Sampaio e da titular da SEPM, a advogada Márcia Álamo.
De acordo com a secretária Rebecca, devido alguns problemas na entrega das intimações aos acusados de violência doméstica, processos demoram em média de 40 a 80 dias para chegar aos agressores, enquanto a Lei determina um prazo máximo de 48 horas.
“Viemos relatar e pedir ajuda à Justiça para solucionar o problema e tivemos a oportunidade de sermos recebidas pelo presidente do Tribunal de Justiça, Ari Moutinho. Ele se colocou a disposição para resolver a situação, que tem inquietado tantas mulheres não só no nosso Estado, mas em todo o País. Vale ressaltar o trabalho dos magistrados, que tem sido primoroso e de acordo com o que é esperado da Justiça brasileira, porém quando chega na hora do oficial de justiça, nós temos um atraso”, destacou Rebecca Garcia.
O presidente do TJAM, o desembargador Ari Moutinho, disse que são justas as reclamações a respeito dos problemas que estão acontecendo nos dois juizados de defesa das mulheres. Ele explicou que o tribunal buscará soluções o mais rápido possível e "não fechará os olhos” para essa situação que incomoda muitas mulheres e desestabiliza lares.
“O que eu vejo de maior urgência a tomar como providência é criar um corpo de oficiais de justiça para dar cumprimento às decisões judiciais. Vamos colocar o que há de melhor da classe dos oficiais de justiça e pedir aos magistrados também o maior empenho para as suas decisões judiciais. Essas medidas são para que não haja omissão dos magistrados e nem tardança nas decisões”, relatou Ari.
Ainda de acordo com Moutinho, o TJAM vai pedir que cinco oficiais de justiça sejam designados especificamente para cuidar dessas intimações relacionadas à Lei Maria da Penha e os escolhidos passarão por um treinamento que garanta maior celeridade na entrega dos documentos.
Informações da assessoria
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