segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vereador cobra providências para reverter números de mortes no trânsito

MANAUS - AM: Estatísticas alarmantes, que mostram que acidentes no trânsito ocupam a segunda maior causa de mortes no País, ficando atrás apenas de vítimas fatais por Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi o tema abordado pelo vereador Dr. Ewerton Wanderley (PSDB) na manhã desta segunda-feira (2), no Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Embasado por matéria publicada na edição de número 2333 da revista Veja, em edição semanal lançada nacionalmente no mês de agosto deste ano, que traz na capa a chamada “Assassinos ao volante”, o parlamentar lembrou que no próximo dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, e que o momento é propício para que as políticas públicas relativas à pauta sejam repensadas.

“Como representante do povo, não posso me calar diante dessa realidade, que muito me preocupa. Precisamos unir nossas forças e buscar medidas que possam amenizar esse sofrimento, que é de todos nós. É nosso dever zelar pela segurança dos pedestres e condutores dessa cidade”, destacou.

Segundo a publicação, os acidentes de trânsito ocasionaram mais de 60 mil mortes em todo o Brasil no ano passado, um aumento de 4% em relação a 2011.  A matéria revela ainda que foram registrados 352 mil novos casos de invalidez permanente somente em 2012, de acordo com levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, feito com base nos pedidos de indenização ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

“Isso nos mostra que o número de mortes ocasionadas pelo trânsito supera os registros de homicídios e vítimas de câncer. Isso significa que atualmente temos mais motivos para temer um cidadão qualquer conduzindo um veículo do que um assalto ou enfrentar um tumor maligno. Precisamos de leis mais rígidas para reverter essa situação e que o assunto seja tratado com maior seriedade pelos nossos gestores”, declarou Wanderley.

Durante pronunciamento, o vereador frisou que a matéria divulgada pela revista Veja aponta ainda que 95% dos desastres viários no território brasileiro resultam da combinação de irresponsabilidade com imperícia. “O primeiro problema está relacionado à deficiência do Poder Público na aplicação das leis e à nossa inclinação cultural para burlar as regras. O segundo tem origem no foco excessivo em soluções arrecadatórias para o trânsito-multas, essencialmente no que diz respeito à formação de motoristas e pedestres”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário