MANAUS - AM: A revitalização dos igarapés de Manaus e o descarte irregular do lixo foram discutidos pelos parlamentares durante o Grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (3). Os vereadores levantaram a bandeira da conscientização como forma de educar e socializar a população a respeito da importância do meio ambiente. O vereador Walfran Torres (PTC) aproveitou o debate para defender o Projeto de Lei nº 136/13, de sua autoria, que determina cobrança de multa para quem descartar indevidamente o lixo e de resíduos sólidos.
A respeito da propositura, Walfran ressaltou que o problema do lixo é uma questão mundial e que deve ser preocupação de todos. “No Brasil, a produção diária de lixo chega aproximadamente a 240 mil toneladas, deixando determinadas capitais em alerta. Manaus não é diferente, pois o volume aumentou consideravelmente nos últimos anos, e chegou a três mil toneladas por dia”, alertou o parlamentar.
Ele destacou ainda a mobilização nacional que já ocorre em torno da fiscalização do lixo em algumas capitais do Brasil, como na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). “Aqui em Manaus não será diferente. A questão do descarte indevido do lixo e dos resíduos sólidos tem que ser fiscalizada também em Manaus da melhor forma possível”, completou.
Segundo o parlamentar, a fiscalização do descarte correto do lixo em Salvador vai funcionar a exemplo do que ocorre no Rio de Janeiro, sob a supervisão de uma equipe composta por um policial militar, um guarda municipal e um agente da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, que trabalham principalmente a conscientização da população.
Apoio
O assunto ganhou apoio dos demais vereadores, entre eles o vereador Joãozinho Miranda (PTN) que também apresentou um Projeto de Lei semelhante ao projeto de Walfran. “Temos que nos unir para conscientizar a sociedade sobre o destino correto do lixo”, disse Joãozinho.
O vereador Rosivaldo cordovil (PTN) também demonstrou preocupação com o acumulo de lixo nos ruas, nos igarapés e nos esgotos de Manaus. “O lixo acumulado e descartado incorretamente causa problemas à população, principalmente na época das chuvas”, observou Rosivaldo Cordovil. Outros que também manifestaram apoio à proposta foram os vereadores Waldemir José (PT), Rosi Matos (PT), Professor Bibiano (PT) e Roberto Sabino (PRTB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário