sexta-feira, 29 de abril de 2011

Leonel mostra índice alarmante de mortes por acidentes de motocicletas


A regulamentação do serviço de mototaxista na cidade de Manaus voltou à pauta de debate na Câmara Municipal. O tema foi levantado pelo vereador Leonel Feitoza (PSDB), na sessão plenária de quarta-feira (27) quando mostrou a reportagem publicada na revista Época desta semana com o seguinte título: Avanço e risco das motocicletas.

A matéria revela que o índice de mortes por acidentes de trânsito no Brasil cresceu 24%, enquanto que as mortes por acidentes de motocicletas aumentaram 754%. “Esse é um dado preocupante. Não sou eu que digo é a revista Época desta semana”, destacou.

Outro dado importante revelado pela reportagem da revista Época, diz que 52,4% das mortes por acidente de trânsito em 2010, ocorreram na faixa etária de 16 a 30 anos. “Ou seja, os jovens estão morrendo de acidente de motocicleta”, enfatizou Leonel, acrescentando que o índice de invalidez é de 50,1% em 2010 e está também entre os jovens de 16 a 30 anos.

Para Leonel esses dados são alarmante, porque está cristalino o perigo que representa a questão da motocicleta. “E tem mais: o ritmo de crescimento foi intenso em toda parte e espetacular na região Norte, com elevação de 451%. O Governo Federal gasta por ano, R$ 22 bilhões, ou seja, quase 10 vezes mais do que é o orçamento da cidade de Manaus, para traumas ocorridos em acidentes nesse País”, ressaltou.

Finalizando seu pronunciamento na tribuna, Leonel pediu à Mesa Diretora da CMM, que durante essa semana se possa fazer uma Audiência Pública na Casa com médicos e profissionais da saúde que lidam com essa questão de traumas de emergência e urgência e também com agentes do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para saber o valor de quanto é gasto hoje pelo Estado e Município na questão de socorrer vitimas de acidentes de motocicleta.

Os vereadores Wilton Lira (PTB), Jefferson Anjos (PV), Francisco da Jornada (PP), Eloi Abreu (PTN), Waldemir José (PT), Luis Mitoso (PV), Paulo De Carli (PRTB), Elias Emanuel (PSB) e Socorro Sampaio (PP), também debateram o tema. Wilton Lira, por exemplo, defendeu a regulamentação dizendo que conhece o serviço de mototoxistas em vários municípios onde é bem executado. O vereador Jornada manifestou preocupação com relação a segurança dos vereadores pela presença de mototaxistas dentro do plenário e pediu providências.

O vereador De Carli disse que está promovendo uma consulta popular sobre os mototaxistas, enquanto Elias Emanuel disse que a responsabilidade de regulamentar o serviço e estabelecer o quantitativo dos permissionários é do prefeito Amazonino Mendes, no que foi apoiado pela vereadora Socorro Sampaio, que é a autora da emenda à Loman, que permite o transporte de passageiros em veículo de duas rodas na cidade de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário