segunda-feira, 11 de abril de 2011

UFAM não tem estrutura para atender seus alunos


Segundo o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hedinaldo Narciso Lima,  o atendimento aos alunos da instituição esta prejudicado, como os serviços de transporte, biblioteca até mesmo o restaurante do Campus Universitário, localizado no bairro do Coroado, zona leste de Manaus.
O Campus abriga 73 dos 77 cursos oferecidos pela instituição, e o espaço físico já não é suficiente estruturado para atender a quantidade de alunos que circulam pelo local.  “Há um acúmulo de cursos, especialmente, no setor Norte do Campus. Apenas neste período quatro cursos foram transferidos para lá. O aumento da demanda precisa ser acompanhado com a ampliação dos serviços”, explicou Lima. E essas ampliações dos serviços como a área do restaurante está prevista somente para o segundo semestre.
No setor Norte do Campus está o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) além das faculdades de Educação, Tecnologia, Direito e Ciências Sociais, com  47 cursos, mais de 60% do total oferecido pela Universidade.
O transporte urbano é um dos principais motivos de reclamação dos alunos. Eles querem o aumento da frota nas linhas que atendem o Campus. O vice-reitor afirmou que ainda não há como resolver o problema. “Como o transporte ainda está em processo de licitação da Prefeitura, a quantidade de ônibus em cada linha ainda não está definida”.
O vice-reitor também informou que há um projeto para construção de uma biblioteca central, que deve atender à demanda dos estudantes do setor Norte do Campus. Disse Lima: “Estamos na fase de captação de recursos junto ao MEC (Ministério da Educação) e no próximo ano devemos iniciar o processo de licitação”.
De acordo com o vice-reitor da Ufam, já é esperado um aumento no número de alunos neste semestre. “Geralmente, em começo de ano, acontece um aumento do número de alunos, com a entrada dos calouros. Até setembro deve ser entregue um novo Restaurante Universitário, além de um prédio que irá ampliar os serviços para os estudantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário