A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai formatar as propostas apresentadas na tarde de hoje (13), após audiência pública sobre “Segurança nas Escolas”, que deverão ser apresentadas como emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de forma que se tornem (uma vez sancionadas pelo prefeito) ações da Prefeitura de Manaus no orçamento de 2012.
Durante mais de duas horas de discussão, o presidente da Comissão, vereador Elias Emanuel (PSB), comemora o resultado. O debate contou com a presença de diretores de escolas municipais, representantes da Pastoral da Criança da Igreja Católica, de conselheiros tutelares, do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente, além dos vereadores Lúcia Antony, Cida Gurgel, Socorro Sampaio, Ademar Bandeira e do presidente da Casa, Isaac Tayah.
Entre as propostas sugeridas estão a criação de programas de acompanhamento psicológico, incentivo à cultura com a reativação de orquestras e fanfarras nas escolas municipais, construção de centros de convivência para crianças e adolescentes, ampliação da rede de conselheiros tutelares e a criação de um Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente para discutir nas comunidades o combate à violência.
“Concluímos nesse extenso debate é que não adianta encastelar a escola e criar muros, temos que cuidar de outras ferramentas. O entorno da escola precisa ser pensado”, frisou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário