O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Isaac Tayah (PTB), e os vereadores Ademar Bandeira (PT), Francisco da Jornada (PP), Glória Carrate (PMN ), Luis Mitoso (PV), Roberto Sabino (PRTB) e Socorro Sampaio (PP) participaram nesta sexta-feira (15) da cerimônia de inauguração do novo Centro de Detenção Provisória de Manaus, localizado no quilômetro 8 da BR- 174.
A nova unidade possui 9.706,70 m², 568 vagas, além de espaços para atividades educacionais e de assistência médica e jurídica. O local servirá para abrigar detentos à espera de julgamento, que até então ficavam abrigados na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da cidade. Os investimentos na construção do novo Centro de Detenção Provisória foram da ordem de R$ 21 milhões, entre recursos dos governos estadual e federal.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu durante seu discurso a parceria entre o governo federal e estadual na busca por melhorias no sistema de segurança pública. “O Amazonas possui pessoas preocupadas com a segurança pública. O governador Omar Aziz tem a segurança como prioridade de sua gestão, assim como o ex-governador Eduardo Braga também tinha. Com a fusão de esforços entre o governo federal e estadual ganha o Amazonas, ganha o Brasil”, concluiu.
O governador Omar Aziz destacou a contribuição do governo federal e garantiu que haverá um aumento das políticas públicas nas áreas de educação e de geração de emprego com o objetivo de barrar o crescimento da violência no Estado. “Iremos alavancar as políticas pública que beneficiem a sociedade para que as pessoas não desviem do caminho e assim não seja necessário construir novos presídios como esse”, observou.
O presidente da CMM parabenizou o governador pelo empenho em combater a violência no Estado e também em oferecer cidadania aos detentos. “É um grande desafio e ele (Omar) tem se empenhado em garantir a segurança da população”, declarou.
Glória Carrate também destacou o empenho do poder público em oferecer condições adequadas aos presos. “Esse é mais um passo e demonstra o empenho de todos em oferecer cidadania a essas pessoas. A segurança pública é hoje o calcanhar de aquiles, mas estamos avançando”.
Para Ademar Bandeira, a construção da nova unidade prisional é um “mal necessário”. O petista defende a ampliação dos investimentos na área de educação como solução para o problema da violência. “No momento é um mal necessário, mas espero que no futuro possamos inaugurar mais escola”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário