quarta-feira, 20 de abril de 2011

MAIS UMA A VELHA ENGANAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO


Mais um capítulo da novela TRANSPORTE COLETIVO DE MANAUS foi ao ar no dia 19 de abril: o Diário Oficial do Município publicou os dez contratos das “novas empresas” que devem operar o sistema de transporte público urbano a partir de abril e colocar nas ruas de Manaus 858 ônibus novinhos em folha.
Essa temporada inédita se inicia em 2007 quando a Transmanaus (consórcio criado às pressas) ganha à licitação anterior. Esse consórcio é formado pelas seguintes empresas: Transamazônica Transporte, São José, Via Verde, Ponta Negra, City Transporte, Líder e Regional Transportes. Contudo, momento de reflexão, a  Transamazônica era a antiga Eucatur, a São José a antiga Vitória Régia.
Agora, no novo sistema, as seguintes empresas foram às vencedoras da concorrência pública 001/2011: Auto Ônibus Líder Ltda, City Transportes Ltda, Expresso Coroado Ltda, Global, GNZ Empreendimentos e Participações Ltda, Rondônia Comércio e Extração Ltda, Transtol Empresa de Transporte Coletivo Toledo Ltda, Viação são Pedro Ltda, Viação Nova Integração Ltda, Via Verde Transporte Coletivos Ltda.
Somente a empresa Global ficou com 02 dos dez lotes disponíveis no valor global de R$ 1.075.019.562,00 (um bilhão, setenta e cinco milhões, dezenove mil e quinhentos e sessenta e dois reais) e as demais empresas com apenas 01 lote cada uma, com valores que oscilam entre 200 a 700 milhões de reais.
Todavia, lamentavelmente, o que se assiste é uma repetição do capítulo anterior chamado Transmanaus. A grande vencedora, a Global, é a antiga São José, a Viação São Pedro a atual Ponta Negra, a “novíssima” Expresso Coroado na verdade é a atual Regional e a Rondônia, Nova Integração e Transtol são a antiga Eucatur, sendo que um dos sócios da Rondônia Comércio e Extração Ltda (conforme declaração de bens 2010) é o senhor AIRTON PEDRO GURGACZ, atual vice-governador, diretor de trânsito e tio do senador e ex-governador  de Rondônia Acir Gurgacz, este sim dono da Eucatur.
Segundo a jornalista Mônica Prestes, em reportagem publicada pelo jornal A Crítica em 21 de março, os irmãos Thiago e Raphael Ferreira, proprietários da Viação Ponta Negra, sãos os sócios da Viação São Pedro; Paulo Cezar Barreira, dono da Regional Transporte é o responsável pela Expresso Coroado, Carmine Furletti, Paulo Eduardo de Oliveira e Cezar Tadeu Teixeira, todos empresários da Transmanaus, são sócios da City Transporte, Via Verde e Líder, respectivamente.
Portanto, cidadãos de Manaus, estamos vendo a velha politicagem de trocar seis por meia dúzia para enganar o povo.
Ou um milagre está ocorrendo e esses empresários tomaram injeção de competência e vergonha na cara e vão operar o sistema norteados pelos princípios de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação, modicidade das tarifas e o pleno respeito aos direitos dos usuários?!
Com certeza não. O novo contrato está sendo assinado já determinando o aumento da tarifa para R$ 2,75 e a garantia dada pelo atual prefeito de que a domingueira será extinta (e aí Paulo De’ Carli?), o sistema de integração nos terminais e temporão serão diminuídos. Tudo para satisfazer a ganância dos empresários em detrimento de conquistas dos estudantes e dos trabalhadores manauenses.
Há! Você está mesmo acreditando que esses empresários que sempre rodaram com ônibus recauchutados, vão comprar ônibus novos, agora?
Ou o Negão está cego, surdo e mudo ou tem gente ganhando com essa mutreta.

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