O aumento dos canteiros vai permitir que os oitizeiros se mantenham saudáveis, uma vez que com uma área permeável maior amplia a capacidade de absorção de água pelos indivíduos arbóreos e evita o afloramento das raízes, o que agrava o processo de quebra das calçadas e do asfalto. A nova área permeável deverá ter entre 6 a 9 metros quadrados de tamanho, na parte central, favorecendo o aumento da umidade do solo e o fortalecimento das árvores. Hoje, elas estão em espaço de apenas 2,5 metros quadrados e com vários trechos do passeio público danificados.
A Semmas realizará também um trabalho de paisagismo com o plantio de espécies ornamentais nas áreas ampliadas. Serão postas preferencialmente espécies arbustivas leguminosas que têm capacidade de retirar Nitrogênio da atmosfera e transformá-lo em adubo, para que não precisem competir com as árvores. Outra tarefa da Semmas será realizar o manejo de algumas das árvores da via que se encontram em conflito com a rede elétrica, com a realização de poda de levantamento de copa e a retirada de erva-de-passarinho. As árvores também passarão por uma avaliação de risco de queda para a retirada de eventuais partes mortas.
Para realizar esse trabalho, uma equipe técnica da Semmas percorreu as principais vias do Centro, para identificar o quantitativo de novas mudas que deverão ser plantadas. Além da Getúlio Vargas, foram serão realizados plantios na avenida Eduardo Ribeiro, nas ruas Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, 24 de Maio, Monsenhor Coutinho, 10 de Julho, Tapajós, Costa Azevedo, Ferreira Pena, Ramos Ferreira e Barroso. O levantamento indicou a quantidade e as espécies mais adequadas para cada via.
Nenhum comentário:
Postar um comentário