A Liga Nacional é um campeonato que reúne equipes das 27 federações estaduais e que tem grande importância por dar acesso à Superliga masculina da série B, desde que os times classificados atendam as exigências da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
A fase classificatória é disputada de forma regionalizada. No grupo I, jogam equipes de Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Pará e Amapá. No grupo II, estão times da Paraíba, Rio Grande do norte, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão e Piauí. Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins estão envolvidos na disputa do grupo III; São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo no grupo IV e os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão times do grupo V.
Ao todo, cinco times participarão da Liga Nacional etapa Norte. São eles: Faculdade São Lucas e AABB/UNIRON (ambas de Rondônia), Real Brasil (Roraima), Placa Esporte Clube (Amapá) e Manaus Esporte Clube/Nilton Lins (Amazonas).
No final das disputas regionais, seis equipes classificam-se para a fase final da competição, que é disputada, normalmente, em uma única cidade, a qual a sede ainda não foi anunciada.
Representante
Após conquistar o título inédito de campeão Amazonense, quando derrubou ontem (22) o Penarol de Itacoatiara por 3 sets a 0 (25 a11, 25 a 22 e 25 a 15), o Manaus Esporte Clube terá a missão de representar muito bem o Amazonas na Liga Nacional, já que o time da Prefeitura de Manaus é o único representante do Estado. E se depender do otimismo da técnica Lilian Valente, a dourada já está “na mão”.
“O Campeonato Amazonense conseguiu dar uma força incrível para a gente, pois ganhamos velocidade e tivemos a chance de experimentar. Com 15 jogadores no Manaus EC disputando o Estadual, selecionei 12 meninos para atuar na Liga e sei exatamente o time que quero montar, e aqueles que vou utilizar na ponta, saída e meio. Pode ter certeza que vamos representar muito bem o Amazonas na Liga e temos todas as condições de vencer”, considerou a comandante do Manaus EC, Lilian Valente, ao revelar alguns nomes que atuarão no torneio: Os líberos Eufran Júnior e Ramom Hipotuzy; os meios de rede Rodrigo Fróes e Maurício Emiliano; o ponteiro e capitão Marcos Vinícius; o levantador ítalo Lindoso; e o oposto Paulo Pantoja.
“Observei a jogada desses meninos e eles vão contribuir muito com a equipe. Ganhar a Liga para a gente seria algo maravilhoso, pois conseguiríamos projeção nacional e com isso nosso time daria um salto incrível. Fora que ao fazer parte da Superliga, iríamos garantir um intercâmbio valioso para a equipe do Amazonas”, destacou a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário