MANAUS - O secretário municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, foi ao plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira, 22, apresentar o balanço das obras realizadas pela Prefeitura durante o primeiro semestre de 2013. Ele também destacou as frentes de trabalho que já foram iniciadas e outras que irão ocorrer até o final do ano.
“Prestamos contas, explicamos o que iniciamos neste mês de julho e levantamos as dificuldades que ainda temos para enfrentar. Há muito trabalho a fazer em tão pouco tempo para que Manaus esteja pronta para a Copa de 2014”, frisou o secretário.
Hissa fez um relato das obras executadas de janeiro a junho, como os serviços de serviços de manutenção e infraestrutura básica em, aproximadamente, 3.500 vias situadas em 65 localidades das zonas urbana e rural da capital amazonense, totalizando 673 mil metros cúbicos de pavimentação, entre tapa-buraco e recapeamento, que utilizaram 85.748 toneladas de asfalto, tendo a zona Leste como maior beneficiária, seguida da zona Norte.
“A prioridade, nos seis primeiro meses da gestão, foram os corredores viários por onde passam os ônibus. Com a chegada do verão, estamos dando início a um pacotão de obras e serviços como recapeamento e terraplanagem”, disse.
Mas o tempo ruim não impediu que a Seminf realizasse obras profundas. No primeiro semestre foram executados 5.100 metros de drenagem profunda em diversas ruas de Manaus, 17 mil metros de meio-fio, sarjetas e canaletas, e ainda, 5,5 mil metros quadrados de passeios e calçadas. A secretaria também resolveu o problema de 24.213 pontos de iluminação pública e modernizou outras 2.873 luminárias.
Metas até Dezembro
De acordo com o secretário, para o segundo semestre de 2013, a Seminf executará serviços de requalificação em 55 km de vias, entre elas a avenida Umberto Calderaro, alameda Cosme Ferreira, avenida Dublin, Getúlio Vargas e outras de grande fluxo. Os serviços de tapa-buraco vão continuar. A meta é realizar tapa-buraco, recapeamento e drenagem em, aproximadamente, seis mil ruas e implantar infraestrutura completa – terraplenagem, pavimentação, drenagem profunda e urbanização – em 45 novas vias.
Estão sendo feitas melhorias em pontos onde o trânsito tende a ser lento, com a criação de baias (recuos) para até três ônibus, passeio para pedestres e novos abrigos. A ideia deu certo na avenida Djalma Batista e agora a Prefeitura constrói outras na André Araújo e Max Teixeira.
Na última quinta-feira, 18, a Seminf, iniciou uma obra na avenida Theomário Pinto. Um novo retorno está sendo construído antes da rotatória das Letras para oferecer aos condutores alternativa para quem vem no sentido Centro/Bairro.
Quadrilátero da Copa
Trata-se da requalificação das principais vias por onde passarão os turistas que vem para o mundial de futebol. Receberão recapeamento as avenidas Djalma Batista, Torquato Tapajós, Autaz Mirim, Noel Nutels, Umberto Calderaro Filho e André Araújo. O asfalto que será utilizado em todos os serviços é denominado CBUQ, considerado de alta qualidade e que possui durabilidade de 10 anos.
Dentro das ações para a Copa de 2014, a Seminf também realizará, já a partir desta semana, o projeto “Arrumando a Casa”, que prevê a requalificação de mais de 20 ruas do Centro de Manaus, como as avenidas: Getúlio Vargas, Floriano Peixoto e rua da Instalação.
Outro projeto, já em fase de implantação, é o Sistema Bus Rapid Service (BRS) que dará ao condutor e ao passageiro do transporte coletivo mais fluidez ao trânsito com a criação de um corredor e plataformas (antigas paradas do expresso) exclusivas para os usuários.
Treze paradas de ônibus nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós estão sendo revitalizadas, correspondentes ao eixo Norte-Sul. Outras 16, na zona Leste, também receberão as reformas ainda neste mês. Além disso, 200 abrigos de ônibus serão reformados e construídos em todas as zonas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário