sábado, 27 de julho de 2013

PSOL terá candidato ao governo do Amazonas

MANAUS - O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) apresentou o professor aposentado e ex-vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alcebíades Oliveira, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), como o nome do partido para disputar a eleição estadual do Amazonas em 2014. Agora, são cinco pré-candidatos que podem concorrer à chefia do Executivo amazonense, comandado atualmente pelo governador Omar Aziz (PSD).


Na última segunda-feira (22), o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Manaus (Seminf), Hissa Abrahão (PPS), revelou que será candidato ao Governo do Amazonas e recebeu o apoio do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB). Os outros pré-candidatos são o vice-governador José de Melo (PMDB), a secretária de governo, Rebecca Garcia (PP) e o senador Eduardo Braga (PMDB).
“Quero cumprimentar nosso companheiro Alcebíades, nosso candidato a governador daqui do Amazonas pelo PSOL”, afirmou Randolfe Rodrigues, que, logo depois, foi retificado pelo público. “Nosso futuro candidato a governador do Amazonas”, corrigiu-se o senador.
A correção foi necessária tendo em vista a proibição na legislação eleitoral do lançamento de campanha antecipada. “O partido está se reorganizando no Amazonas e por isso esta definição (nome do candidato) é um debate que ainda devemos travar avaliando o nome do professor Alcebíades e de outros companheiros”, complementou o parlamentar.
Na eleição municipal de 2012, o Psol não lançou candidato e preferiu formar uma aliança com o PSB, do ex-prefeito Serafim Corrêa, no primeiro turno, enquanto que, no segundo turno, disputado entre Arthur Virgílio (PSDB) e a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), o partido preferiu não apoiar nenhum dos postulantes. Já para o pleito do próximo ano, Alcebíades Oliveira disse, conforme o jornal A Crítica, que o Psol dialogará com PCB. “Nós temos uma boa relação com o PCB”, observou.
O lançamento da candidatura do ex-vice reitor da Ufam faz parte da estratégia do Psol de ampliar os seus espaços nas instituições políticas. Na eleição de 2010, o partido elegeu três deputados federais – Chico Alencar (RJ), Jean Wyllys (RJ) e Iran Valente (SP) -, ao passo que, nas assembleias legislativas, a sigla elegeu quatro parlamentares – Janira Rocha e Marcelo Freixo no Rio de Janeiro, Carlos Gianazzi em São Paulo e Edmilson Rodrigues no Pará.
Já no pleito presidencial do próximo ano, o nome do senador Randolfe Rodrigues é apontado como a aposta do Psol, de acordo com os bastidores. De todo modo, o congressista preferiu desconversar sobre o assunto. “Isso é uma coisa que o partido vai ter que discutir. Mas eu estou à disposição da minha legenda”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário