Um dos objetivos estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, dentro do processo de reordenamento da Atenção Primária em Saúde, é a redução do adoecimento e de casos de morte por câncer de colo de útero.
Para atingir esse objetivo, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Estado, vai iniciar a imunização com uma solenidade de abertura da campanha na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello, no bairro São José 2, às 9h.
O HPV é responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, que é o tipo de câncer que mais atinge e que mais causa a morte de mulheres em toda a região Norte. No ano de 2012, foram 196 mortes somente na capital amazonense.
O tratamento para a cura do câncer custa em torno de R$ 14 mil para o Sistema Único de Saúde – SUS e não há a garantia de vida para a paciente.
A campanha segue até o dia 30 de agosto, atendendo 686 escolas municipais, estaduais e particulares. A vacinação vai ser feita na própria escola onde as adolescentes estudam, sendo exigida autorização por formulário assinado pelos os pais ou responsáveis, antecipadamente.
A vacina contra HPV deve ser ministrada em três doses, com intervalo de 60 dias para a segunda dose e 180 dias para a terceira dose.
O secretário Evandro Melo explicou que as adolescentes que não estiverem, por qualquer motivo, matriculadas em escolas, vão poder procurar as Unidades Básicas de Saúde – UBSs para receber a vacina.
O HPV é o agente causal de importante e prevalente infecção de transmissão sexual, que pode evoluir para o câncer. É considerado o vírus de transmissão sexual mais comum em função da facilidade de transmissão.
Como dado científico, é possível afirmar que, 60% das pessoas infectadas transmitem o vírus a seus parceiros em um único contato sexual.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer.
Estimativa da Organização Mundial da Saúde – OMS aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
Em relação ao câncer de colo do útero, a cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.
O Ministério da Saúde orienta que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente, também uma estratégia para prevenir o desenvolvimento do câncer de colo de útero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário