sábado, 21 de setembro de 2013

Congresso Técnico define chaves para Municipíadas

Professores de educação física, coordenadores das Divisões Distritais de todas as zonas da cidade e coordenadores de modalidades participaram, na manhã desta sexta-feira, do Congresso Técnico da XVI Municipíadas 2013. 

A reunião aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), P10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como tema “A educação integral promovendo a paz e a solidariedade”. O encontro reuniu representantes de 115 escolas municipais, que vão participar da fase final da Municipíadas, no período de 3 a 11 de outubro.

O congresso técnico teve a participação dos responsáveis das escolas e modalidades, onde ficaram definidas as chaves e composição dos jogos da competição que reunirá as disputas no vôlei, basquete, futsal, futebol de campo, queimada, atletismo, xadrez, natação e judô.
O coordenador da Municipíadas na Semed, professor de educação física João Carlos, diz que a reunião serviu para definir algumas situações e analisa os jogos em caráter educacional e não competitivo.
“Está praticamente tudo pronto. Hoje, (sexta) definimos o sorteio das chaves para fazermos o primeiro boletim dos locais de jogos e as equipes que farão o início das disputas. A participação do esporte educacional tem uma questão de aprendizagem, de convivência, de tolerância, de solidariedade, logicamente que o esporte nos leva ao sentido de competição, mas o foco principal é a participação dos alunos. Caso surjam alguns atletas vamos encaminhá-los para uma participação mais efetiva de rendimento”, concluiu.
Quarta colocada, ano passado, a Escola Municipal Nova Vida, bairro Mauazinho, zona Leste, já foi campeã no futsal, basquete e mais de dez vezes no handebol. Segundo o coordenador de esportes da escola, professor de educação física Sidney Ferreira, este ano a escola disputará as modalidades de handebol e futsal, com aproximadamente 69 alunos do 5º ao 9º ano.
 “Os jogos são uma parte inclusiva, pois dá suporte na frequência dos alunos na escola. Os pais participam juntamente com os alunos, pois cobramos boas notas e, caso o aluno não tenha, automaticamente é desligado da equipe”, disse.
Há 12 anos atuando no vôlei, o professor de educação física Alexandre Chaves será o responsável pela modalidade, que deve contar com 30 equipes entre masculino, feminino, mirim, infantil e juvenil. Para ele, é uma satisfação conduzir os jogos por tratar-se de um aprendizado no desporto.
 “Coordenamos essa modalidade há três anos e percebemos que houve o um  crescimento de participantes no nível técnico e no envolvimento de professores. Temos notado que a Zona Rural, ano após ano, vem sendo detentora dos títulos, onde é realizado um trabalho muito bom, em condições que não são ideais, mas percebemos que vem conquistando os títulos”, finaliza.
A abertura da XVI Municipíadas acontecerá no dia 3 de outubro, às 9h, no Ginásio Ninimbergue Guerra, bairro São Jorge, zona Oeste da capital. As disputas das modalidades ocorrerão na Escola Municipal Carlos Gomes (Compensa), Ginásio Ninimbergue Guerra, Centro Social Urbano do Pq10, Colégio Militar e Vila Olímpica.
Os jogos serão nos naipes masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil. Cerca de 2 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental participarão da fase final da Municipíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário