A Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) firmou parceria, na manhã desta terça-feira, 03 de setembro, com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para qualificar pessoas com deficiência por meio Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A inclusão será feita através do programa “Viver sem limite” do Governo Federal. O IFAM vai oferecer cursos de alimentos, eletrotécnica, informática, química, dentre outros.
De acordo com a Pró-reitora de Extensão (Proex), professora Sandra Darwich, o papel do IFAM será ministrando os cursos do Pronatec na qualificação e inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “A nossa missão é a inclusão na sociedade, capacitar e nivelar esses profissionais que não têm acesso à educação profissional, por meio do programa”, ressaltou Darwich.
Durante o encontro realizado na sede do Campus Manaus Centro (CMC), o consultor da SDH, Luiz Borges, destacou a importância da parceria com o IFAM.
“É fundamental atender e dar oportunidades a essas pessoas ofertando cursos e buscando inseri-las no mercado de trabalho, por isso buscamos o Instituto para sermos parceiros. O grande desafio é que prefeitos de municípios e gestores na área de educação, tenham conhecimento do programa e busquem esses profissionais para quadros de trabalho”, concluiu Borges.
VIVER SEM LIMITE
O Plano Viver sem Limite foi elaborado com a participação de mais de 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), com um investimento total previsto de R$7,6 bilhões até 2014. Ele visa atender as necessidades de pessoas com deficiência, por meio de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à saúde e acessibilidade.
PRONATEC
O Pronatec é um programa do Governo Federal, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de forma gratuita, nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, além das unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR, do SENATe em instituições privadas de ensino superior.
Além dos dez Campis do IFAM, outros Institutos Federais da região Norte receberão a visita dos representantes do programa.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário