Foto: Djalma Júnior
Da assessoria: Após reunir dados indispensáveis para o avanço da piscicultura local, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Deputado Estadual Orlando Cidade (PTN), apresentou ontem ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) proposta para promover a piscicultura no Estado. O documento foi entregue à ministra da Pesca, Ideli Salvatti, durante reunião na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
De acordo com Cidade, na proposta constavam itens essenciais para alavancar a piscicultura no interior do Estado, como a necessidade da criação de uma política de crédito para os piscicultores e pescadores artesanais, capacitação dos profissionais envolvidos na área, difusão da tecnologia para a atividade e assuntos ligados a legalização de terras e leis ambientais.
“Esses são assuntos que precisam ser discutidos, pois a pesca e a piscicultura são responsáveis por milhares de emprego no Estado, além de contribuírem positivamente para a economia de vários municípios do interior”, defendeu o presidente, que acredita que com as solicitações atendidas, o Amazonas poderá conquistar a auto-suficiência na produção de peixe.
Na proposta, o deputado frisou também a importância da inclusão de Manicoré, município na região do Madeira, no projeto da criação de polos pesqueiros no Amazonas. “É uma região com grande potencial e, com o polo a atividade seria fortalecida ainda mais”, pontuou o dirigente, ao ressaltar que a proposta foi elaborada por ele, em conjunto com os deputados Tony Medeiros (PSL), Vera Lúcia Castelo Branco (PTB), Luiz Castro (PPS), Sidney Leite (DEM) e Conceição Sampaio (PP).
Otimismo
Com relação ao recebimento do documento, conforme Cidade, Salvatti se mostrou sensibilizada com relação às necessidades da piscicultura local. “Entregamos a proposta a ela nos disse que vai analisar todas as solicitações apresentadas pela Comissão. Diante do sinal positivo, estamos otimistas com a contribuição da ministra para o fortalecimento da atividade, que atualmente é responsável pela renda de milhares de famílias em todo o Estado”, comemorou o presidente.
Pedido de desculpas
Além demonstrar comprometimento com a piscicultura local, a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, se desculpou com todos os pescadores e armadores que aguardavam em Manacapuru para reunião na última quinta-feira (31). A ministra justiçou a ausência alegando não ter tido conhecimento sobre o encontro com a categoria. Ela garantiu ainda que jamais deixaria os trabalhadores esperando em qualquer situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário