O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, irá a Boca do Acre no dia 20 de setembro para inaugurar a primeira agência do órgão na cidade. A presença do ministro foi confirmada nesta quinta-feira (22) em reunião com o senador Eduardo Braga (PMDB/AM), na sede do ministério. A nova agência é uma das 18 prometidas pelo órgão para levar os serviços de seguridade social ao interior do Amazonas.
Além de Boca de Acre, o ministério da Previdência Social já inaugurou as agências dos municípios de Autazes e Presidente Figueiredo. Também está em funcionamento, ainda em sede provisória, agência no município de Lábrea. Presente na reunião, o superintendente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), André Fidelis, disse que já estão prontas as obras da unidade de São Gabriel da Cachoeira, mas que a inauguração depende da conclusão da fase de compra do mobiliário e de equipamentos de informática, em processo de licitação.
“Esperamos concluir esse processo de licitação até o mês de dezembro e, então, teremos o mês de janeiro para chegada desses móveis e acredito que podemos fazer a inauguração no mês de fevereiro”, disse Fidelis.
A instalação de agências do INSS no interior do estado é uma solicitação feita pela bancada do Amazonas no Congresso Nacional, quando se reuniu com o ministro no início da atual legislatura, em 2011. O senador Eduardo Braga pediu mais agilidade na conclusão das obras nos demais municípios: Barcelos, Barreirinha, Borba, Carauari, Careiro, Careiro Castanho, Humaitá, Iranduba, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Santo Antonio do Içá e São Paulo de Olivença.
“Essas agências são de extrema importância porque, em muitos casos, os aposentados de municípios distantes acabam gastando todo o valor da aposentadoria apenas em deslocamento a outro município para resolver alguma pendência do INSS”, relatou o senador.
Garibaldi garantiu que o órgão está tomando todas as providências para resolver as pendências nas obras.
Barcos
Na reunião, o ministro e o presidente do INSS disseram que, apesar do contingenciamento de verbas pelo governo federal, o órgão tem orçamento para garantir o funcionamento dos barcos de atendimento da previdência social no interior do estado. Atualmente, o órgão faz atendimento, por meio de mutirões, com um barco próprio e em mais três do programa Pronto Atendimento Itinerante (Barco PAI), do governo estadual.
Além de Braga, Alves e Fidelis, participaram da reunião o presidente do INSS, Lindolfo Sales, o gerente executivo do órgão no Amazonas, Iracemo Coelho, e o deputado federal Átila Lins (PSD/AM).
Com informações da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário