terça-feira, 29 de março de 2011

Deputado reforça apoio as frentes parlamentares do Cooperativismo e da Microempresa

O deputado Abdala Fraxe (PTN) participou do Fomenta Amazonas, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), e assumiu o compromisso de apoiar a desburocratização dos projetos implementados no Estado para o desenvolvimento do cooperativismo e da microempresa.


Na oportunidade, o deputado acompanhou a reunião do Subcomitê da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) onde foram apontadas medidas a serem adotadas com o objetivo de facilitar os procedimentos para a abertura de microempresa nos municípios do Amazonas.

Um dos membros do subcomitê e presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto, explicou que o programa possibilita que o empreendedor abra, altere e feche o seu negócio por meio da internet, mas para desburocratizar o sistema o projeto ainda enfrenta uma série de obstáculos com a ausência da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal nos municípios.

“Com a falta destes dois órgãos o empreendedor, que já tem a ferramenta para abrir o seu negócio na localidade onde estiver, ainda tem de vir a Manaus para adquirir o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), porque nem a Caixa, nem a Receita disponibilizam este serviço na internet”, ressaltou.

Em apoio aos argumentos do subcomitê, Fraxe se colocou à disposição para intermediar as ações que tenham o objetivo de facilitar e agilizar os procedimentos para o desenvolvimento do setor. “Nós sabemos a diferença que faz a desburocratização dos procedimentos para o fomento das atividades econômicas no nosso Estado. Vou ser mais um parceiro deste projeto, seja na interface com o Governo do Estado ou nas demais secretarias”, acrescentou.

O superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha, destacou que o Fomenta Amazonas visa aproximar a microempresa do Poder Público, orientando os micro-empreendedores sobre as facilidades em participar do mercado das compras governamentais. “O evento capacita e mostra ao empreendedor que é fácil participar das compras públicas, e sensibiliza o poder público sobre a importância da microempresa no processo”, destacou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário