quinta-feira, 31 de março de 2011

Saldo de empregos formais bate recorde no Amazonas


O Amazonas obteve o melhor resultado dos últimos quatro anos no saldo de emprego formal em fevereiro deste ano, com um total de 4.718 novas vagas, segundo análise do Departamento de Estudo, Pesquisa e Informação (Depi) da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan).
Em relação a fevereiro do ano passado, o aumento foi de 152%, com destaque para o setor da construção civil, que contribuiu com 45% do total da oferta de vagas. Os números são baseados em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho.

Nos últimos quatro anos, o crescimento do saldo formal de emprego - a diferença entre trabalhadores admitidos e demitidos - foi de 849%. Para se ter uma noção deste avanço, em fevereiro de 2008, o saldo de vagas totalizou apenas 497 postos de trabalho. O crescimento de fevereiro sobre janeiro deste ano foi de 51%, um total de 1.600 vagas a mais, em relação aos 3.118 postos de trabalho registrados no primeiro mês deste ano.

Efeito da crise econômica mundial de 2008, os resultados do Estado em 2009 ficaram muito abaixo do ano anterior com um saldo negativo de 6.360 vagas. Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Marcelo Lima Filho, o impacto negativo não foi maior devido a adoção de medidas preventivas para conter o desaquecimento do parque industrial local com incentivos fiscais extras para pólos industriais estratégicos como duas rodas.

Além da indústria da construção civil, a colaboração do grupo “Outros”, que inclui atividade extrativa mineral, serviços, administração pública e agropecuária, foi determinante para o bom desempenho do indicador saldo de emprego formal, com 41% das vagas ofertadas em fevereiro deste ano. Logo depois aparece o Comércio com 17% das vagas oferecidas. O setor de Serviços teve desempenho negativo de 11% no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário