A Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) dará no dia 31 de março o primeiro alerta de cheia a população. A superintendência do órgão em Manaus prevê que os níveis dos rios devem superar a de 2010.
Como é uma previsão, o órgão estipulou mais duas datas para o alerta dia 30 de abril e 31 de maio. O CPRM disse que a influencia do fenômeno La NIña, ouve um aumento considerável nas chuvas nas calhas dos rios Juruá e Madeira, e esse fato preocupa os especialistas. “Já houve pequenos alagamentos em Porto Velho [RO]”, disse o superintendente do CPRM, Marco Antônio de Oliveira.
Com este alerta a Defesa Civil do Amazonas, já esta a esquematizar e montar uma estrutura para atender a população que possivelmente serão atingidas pelo aumento do nível dos rios amazônicos. Esses cuidados estão sendo tomadas por que há uma probabilidade de cerca de 70% de que ela passe do recorde histórico do nível do rio Negro que é de 2009 aonde ele chegou a medir 29m77. Neste ano parte do Centro de Manaus que ficam próximas ao rio Negro ficaram alagadas.
Por: Andréia Souza
Por: Andréia Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário