Da assessoria: A vereadora Socorro Sampaio (PP), Presidente da Comissão de Serviços Públicos(COMSERP) da Câmara Municipal de Manaus, convocou uma audiência pública às 9h desta sexta-feira(18), para discutir o problema da super lotação dos cemitérios da cidade.
O objetivo da audiência pública, é discutir sobre os serviços prestados pela coordenadoria de cemitérios do Município de Manaus, além de apontar formas para evitar um colapso funerário na cidade com a falta de vagas para sepultamentos nos seis cemitérios da zona urbana e os quatro da zona rural. “Queremos respostas da prefeitura e a definição de uma área para um novo cemitério, não dá pra esperar um apagão. Vamos ouvir também as necessidades e idéias dos segmentos religiosos” afirmou a vereadora.
Apagão nos Cemitérios
Uma comissão da Coordenação de Cemitérios da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) está finalizando os trabalhos de desenvolvimento de propostas para a implantação de um Sistema de Cemitérios em Manaus. De acordo com o estudo feito pela pasta a existe a possibilidade de que a capacidade do cemitério Nossa Senhora de Aparecida, no Tarumã, Zona Norte esteja esgotada até o final do ano. Ano passado, foram realizados, no local, 5.162 sepultamentos.
Se em três anos não for construído um novo cemitério, não haverá mais lugar para enterrar os mortos. Há dois anos, restos mortais de sepulturas antigas estão sendo retiradas do Cemitério do Tarumã, na zona oeste da capital do Amazonas, para o ossário do local. Ocupado por 80 mil túmulos em 60 quadras, Tarumã é o único cemitério dos seis de Manaus onde a prefeitura pode retirar os restos mortais antigos para novos sepultamentos. Nos outros cinco, o espaço disponível é para jazigos familiares. A Secretaria ainda diz que a prefeitura está desde o ano passado procurando um local para o novo cemitério e disse que vai aumentar a área do cemitério em cerca de 30 mil metros quadrados.
Convidados
DOM LUIS SOARES VIEIRA- Arcebispo Metropolitano da arquidiocese de Manaus; ALFREDO PAES DOS SANTOS- Secretário de finanças e Controle Interno; FRANCISCO DEODATO GUIMARÂES- Secretário Municipal de Saúde-SEMSA; JOSÉ ANTONIO FERREIRA DE ASSUNÇÃO- Secretário Municipal de Administração; SIDOMAR ABTIBOL- Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos-SEMASDH; JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS- Secretário Municipal de Limpeza e Serviços Públicos; Pr. VALDIBERTO ROCHA- Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Estado do Amazonas; SIDNEY BARROSO WANDERLEY- Departamentos de Cemitério do Município de Manaus; MANOEL CUNHA VIANA- Presidente do Sindicato das Funerárias do Estado do Amazonas; DAVIS BENZECRY- Presidente do Comitê Israelita do Amazonas; ROSSANA AGNELO- Secretaria de Correspondência de Comunidade Bahai em Manaus; MARIA ITACY RUFINO DA COSTA- Administradora do Cemitério São João Batista; MARIA AUXILIADORA FERREIRA DA COSTA- Administradora do Cemitério Santa Elena; SONIRTO DE CASTRO CANTE e NATANAEL SÓSTENES VIEIRA- Administradores do Cemitério Nossa Senhora Aparecida; ROSILENE DA ROCHA DOS SANTOS- Administradora do Cemitério São Francisco; MARCOS ANTONIO CASTRO BARBOSA- Administrador do Cemitério Santo Alberto e GILMAR FARIAS DE SOUZA- Administrador do Cemitério Nossa Senhora Piedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário