terça-feira, 22 de março de 2011

Estudo do Ministério do Turismo aponta melhorias na infraestrutura de Barcelos

Um estudo realizado pelo Ministério do Turismo apontou que o município de Barcelos apresentou relevantes melhorias em sua infraestrutura de moradia no ano passado. Intitulado “Índice de Competitividade do Turismo Nacional - 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico”, a metodologia gera índices em 13 dimensões ligadas à atividade turística e permite monitorar a eficiência de um destino turístico sob a ótica da competitividade. Atualmente, os principais atrativos turísticos de Barcelos são a pesca esportiva, pesca ornamental, além de parques, praias e cachoeiras preservadas.
No Amazonas, Manaus, Barcelos e Parintins estão entre os 65 indutores de turismo do Brasil. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o índice geral de Barcelos em 2010 foi 36,9 pontos (numa escala de 0 a 100). Este resultado, segundo o Ministério do Turismo, ficou acima do índice obtido pelo mesmo destino em 2009 (34,0) e também foi maior que o analisado em alguns municípios do Centro-Oeste do Brasil.
O sistema de infraestrutura geral da cidade foi o que mais elevou o índice de competitividade turística do município, segundo o Ministério do Turismo. O destino Barcelos registrou 42,5 pontos em 2010, um índice acima do obtido pelo município em 2009. De acordo com a pasta ministerial, o indicador do município foi influenciado de forma positiva pela disponibilidade de serviço público de atendimento médico básico e emergência 24 horas com alguns níveis de complexidade de atendimento, pela existência de Defesa Civil e principalmente pela drenagem nas áreas turísticas e a presença de órgão responsável pela conservação urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário