Secretário de Segurança Pública destacou a presença dos policiais nas ruas impediu a ocorrência de crimes graves como homicídios e latrocínios
O modelo de policiamento do Ronda no Bairro utilizado durante o 48º Festival Folclórico de Parintins, município a 369 quilômetros de Manaus, garantiu a segurança dos 130 mil visitantes e moradores da cidade durante os últimos quatro dias. A avaliação é do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, divulgada durante coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, para avaliar o balanço da Operação Parintins 2013, que envolveu 1.000 servidores.
Ele destacou que a presença dos policiais nas ruas impediu a ocorrência de crimes graves como homicídios e latrocínios. Durante o Festival, o Governo do Amazonas empregou um policial militar para cada 178 habitantes. A maioria do total de ocorrências foi envolvendo casos de lesão corporal e furto de naturezas leves. “Assim como o ano passado, não tivemos nenhum caso de homicídio, latrocínio e estupro, considerados mais graves. Com o policiamento setorizado por perímetro, nos moldes no Ronda no Bairro, os policiais conseguiram estar mais próximos da população e assim evitar os crimes”, destacou.
A Operação Parintins 2013 foi uma ação integrada coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que atuaram em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.
As atividades têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.
De acordo com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) instalado em Parintins, desde a Festa dos Visitantes, na última quinta-feira (27), até a madrugada desta segunda (1º), foram registradas 130 ocorrências, sendo 62 casos de furto, 57 de lesão corporal, nove de roubos, e duas tentativas de homicídio. “Também não tivemos nenhum caso de acidente grave graças a um trabalho preventivo que também foi feito pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito)”, disse.
Evento teste
O Festival Folclórico serviu como teste para as ações de Segurança que serão realizadas em Manaus durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA, no próximo ano. O coordenador operacional do CICC, tenente-coronel Raimundo Oliveira Filho, destacou que o novo modelo integrado de ações envolvendo os órgãos de Segurança Pública e Defesa Social é um legado para o Estado. “A atuação de maneira integrada é um avanço do modelo de Segurança que era adotado”, afirmou o coordenador.
Oliveira Filho informou ainda que a pesquisa de Satisfação realizada pela Polícia Militar (PM), durante o festival, com cerca de 4,3 mil pessoas, apontou grau de satisfação de 74% dos entrevistados em relação às ações de Segurança. “Todo ano realizamos essa pesquisa para saber a opinião dos visitantes em relação ao policiamento. A presença constante dos policiais nas ruas aumentou a sensação de segurança de todos”, informou.
Além do secretário da SSP-AM, participaram da coletiva, o delegado da Polícia Civil Chicre Neto, o major Rodrigues do Corpo de Bombeiros, o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Frederico Mendes, e o coronel da Polícia Militar George Chaves.
Delegacia do Turista
O delegado Chicre Neto informou que na Delegacia Interativa e Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista foram registradas, desde a última quinta-feira até a madrugada de hoje, cerca de 152 ocorrências, sendo a maior parte de perdas de documentos e furtos.
Houve ainda, de acordo com Chicre Neto, ressaltou os casos de turistas que tiveram dificuldades na volta e registraram ocorrência afirmando que foram enganados por intermediadores de passagens de barcos. “Muitos desses turistas compraram passagens de ida e volta com intermediadores de barcos não oficiais. Nesses casos, a Polícia fez a intermediação diretamente com os proprietários das embarcações para garantir o retorno dessas pessoas que foram enganadas”, informou. A orientação, de acordo com o delegado, é a compra de passagens de barco somente nas agências oficiais de viagem.
O Corpo de Bombeiros atendeu 206 ocorrências desde o dia 24 de junho, sendo que a maioria foi de atendimento pré-hospitalar, que envolvem acidente de trânsito, mal súbito e transporte de pacientes para os hospitais da cidade. No Bumbódromo, o Corpo de Bombeiros atuou na prevenção de incêndios e acidentes durante as apresentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário