MANACAPURU - AM: Uma comissão de professores municipais e outros segmentos da sociedade civil organizada, como, representantes do Prosamim, associações de bairros e outros, foram recebidos na manhã de hoje (18) por vereadores na Câmara Municipal de Manacapuru.
A reunião se deu em decorrência da manifestação que ocorreu na tarde de terça-feira 02/07, onde o sinducam e outros segmentos da sociedade civil organizada, reuniram mais de 3000 pessoais e foram as ruas protestar contra os descasos do poder público em Manacapuru, criaram pautas de reivindicações e leram em carta aberta para a população. Diante disso, o Presidente da Casa Legislativa, Wanderley Barroso (PCdoB) convidou a frente representativa da sociedade civil organizada para uma reunião que aconteceria na manhã desta quinta-feira, hoje (18/07), com os vereadores da casa.
Na reunião estavam presentes os vereadores Zalém, Natan, Robson, Elmênio, Izabel Marinho, Zezinho Geronimo e Wanderley Barroso, porém os vereadores da oposição não foram convidados para a reunião (o que gerou um clima tendencioso), mas mesmo sem serem convidados os vereadores Capela, Zeca Furtado e Alfredo do Social fizeram questão de comparecer a reunião, mas logo ao perceberem que não eram bem vindos se retiraram, evitando um mal estar maior .
Dentre as exigências feitas pelos professores estão, o pagamento atrasado de dezembro/2012, criação de uma comissão de vereadores para fiscalizar o FUNPREVIN, reajuste salarial e direito a Licença Especial.
A Associação de Bairros exigiu urbanização e saneamento; além de outras reivindicações em beneficio da comunidade.
Uma das propostas que chamou a atenção dos professores foi feita pela vereadora Izabel Marinho, que defendeu a reforma no Plano Salarial da categoria como forma de manter o pagamento em dia dos servidores da educação municipal. Porém a reforma salarial proposta pela vereadora já foi realizada em 2011, na qual houve um ajuste da regência de classe de 40 para 30% e a proposta apresentada pelo prefeito para uma nova reforma seria de apenas 6%, ou seja, redução salarial dos educadores do município.
A vereadora Izabel Marinho confirmou que conversou com o prefeito Régis, e que ele teria dito que faria o pagamento em dezembro de 2013, junto com décimo terceiro e mais o salário atrasado do ano de 2012. "Ele me disse que iria fazer dessa forma", afirmou.
Em uma postagem nas redes sociais (facebook), no perfil da Câmara Municipal de Manacapuru, a vereadora Izabel Marinho e o professor e ex-presidente do Sinducam Afonso Fernandes acaloraram ainda mais a discussão sobre a possível reforma salarial dos professores.
Veja a seguir ( textos sem alterações )
"Não temos nada contra a reformulação do Plano.No entanto isso já foi feito em 2011 com a ajuste da regência de classe de 40 para 30%,reformular mais o quê?O que precisamos de verdade é diminuir o nepotismo,o favorecimento ilícito administrar com transparência e respeito aos cidadãos.Engana-se quem pensa que o povo ainda acredita nessas bobagens infundadas.Essa proposta é no mínimo ridícula". Disse Afonso Fernandes
"Ridiculo Afonso é querer ver somente o lado do professor, até hoje o Sindicato não fez nenhuma representação jurídica contra o Prefeito passado que levou o salário dos servidores, e você mesmo dizia quando presidente que seria impagável a folha sem uma reformulação". Respondeu Izabel Marinho
"O governo que a senhora defende sequer tem uma proposta de reformulação. Reformular não e baixar salário como vocês pretendem, mesmo com 6,4 milhões de saldo. Ou desaprendi aritmética ou a equação de vocês e muito complexa que só vocês entendem. Duvido que o executivo tenha um projeto de reformulação se tiver nos apresente professora. Falta gestão que dinheiro tem de sobra". Replica Afonso Fernandes.
Macunaíma Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário