sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ação Civil segue com investigação sobre apagão em Manaus

MANAUS - O Ministério Público, a Defensoria Pública e o Procon do Amazonas, em parceria com as comissões de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Manaus, ingressaram na Justiça com uma ação civil pública contra a empresa Eletrobrás Amazonas-Energia. O motivo foi o apagão, que ocorreu na última sexta-feira (12) e afetou o fornecimento de energia elétrica nas cidades de Manaus, Iranduba e Manacapuru.

 Os órgãos de fiscalização também darão andamento às investigações com o objetivo de identificar as causas do apagão, mesmo com a ação civil pública. Segundo a Defensoria, o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor autorizou a contratação do Instituto Nacional de Avaliação e Perícia de Engenharia (Ibape) para auxiliar nas apurações. No entanto, o Ibape está aguardando o término das questões burocráticas para dar início à investigação.
 Já a Eletrobrás Amazonas informou, através de nota, desconhecer a ação civil e que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que deve se posicionar a respeito do incidente por ser o órgão regulador da concessionária de energia.
Segundo o Portal Amazônia.com, a Eletrobrás Energia disse participar de reuniões junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS), no Rio de Janeiro, para “avaliar o caráter experimental de estar conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”. O apagão será objeto de discussão no próximo dia 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário