MANAUS - Manaus é o 11° maior município do Brasil em potencial de consumo, segundo pesquisa, divulgada nesta terça-feira (30), é da IPC Marketing Editora. A capital amazonense representa 0,907% de tudo o que é consumido pelos brasileiros. No Amazonas, depois de Manaus, vem Itacoatiara, com 0,23%, Manacapuru (0,022%), Coari (0,018%) e Tefé (0,017%).
De acordo com o levantamento, o consumo dos brasileiros deve superar os R$ 3 trilhões em 2013, equivalente a um crescimento aproximado da ordem de R$ 276 bilhões, em relação a 2012, sobretudo por conta da ascensão das classes C, D e E.
A previsão é de que o Sudeste, que representa 42% da população nacional, consuma 50,2%. Em seguida vem o Nordeste, com 27,8% da população brasileira, que consumirá 18,2% neste ano. Na terceira posição está o Sul (14,3% da população), que, segundo a estimativa, terá um consumo representando 16,9%. Por último, vem o Norte, região de maior extensão territorial e que obtém 8,5% da população. Ali, o consumo deverá ser o equivalente a 5,8%.
A população brasileira, que hoje é de 194 milhões, deverá chegar aos 195.610.214 até o final do ano, um aumento populacional de 0,84%. O número de mulheres (100.693.285) continuará sendo maior que o de homens (94.916.928). Em termos percentuais, a diferença é pequena. A população feminina fechará o ano com 51% e a masculina com 49% do total de habitantes que vivem no Brasil.
Segundo o levantamento, a população urbana representará 84,6%, com um consumo per capita anula de R$ 16.875,96, enquanto que em 2012 teria sido uma participação de 84,4%. Já a área rural terá um consumo de R$ 199,5 bilhões, uma participação de 6,6% na economia nacional, um consumo de R$ 6.737,46 por habitante. No ano passado, este percentual teria sido de 6,5% (R$ 176,6 bilhões).
A pesquisa mostrou que, de acordo com o balanço divulgado no começo de 2012, este mesmo ano registraria uma população urbana de 163.815.823 contra os 30.249.701 da rural, totalizando 194.065.524. Para 2013, a estimativa é da que o número de habitantes na zona urbana atinja os 165.996.761 e o da zona rural caia para 29.613.453.
De acordo com a IPC Marketing Editora, “o país passa por uma acentuada interiorização setorial, apesar do ganho de participação das capitais no ‘bolo’ da economia”.
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