terça-feira, 21 de maio de 2013

Onze motoristas detidos por embriaguez em blitzes do Detran-AM nas zonas sul e centro-sul da cidade


MANAUS - Cerca de mil veículos foram abordados pelos agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am) e do Batalhão de Transito da Polícia Militar (Batran) durante o último fim de semana em Manaus. Em três dias de operação, da noite da última sexta-feira (17) até a manhã de domingo (19) foram apreendidos 58 veículos, entre carros e motocicletas. Onze motoristas foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica, quatro deles foram presos e só liberados após o pagamento de fiança devido ao teste de alcoolemia que indicou mais de 0,34mg/l.
De acordo com o diretor-presidente do órgão estadual de trânsito, Leonel Feitoza, as ações de fiscalização ao cumprimento da Lei Seca e a prática de outros crimes e infrações de trânsito se concentraram nas zonas sul e centro-sul da cidade, áreas que segundo o presidente, ainda não tinham sido alvo de uma atuação mais rigorosa por parte do Detran-Am.
Leonel Feitozainformou que durante as operações do fim de semana foram realizadas blitzes fixas e itinerantes. No caso das itinerantes, os alvos continuam sendo, preferencialmente, os postos de combustíveis e os estabelecimentos denominados de “ilha gelada”, uma espécie de loja de conveniência fora dos postos de gasolina. Foram priorizados os bairros do Parque Dez (Conjunto Eldorado), Educandos, Morro da Liberdade e Japiim.
O diretor presidente do Detran-AM confirmou que o órgão estadual de trânsito está concluindo o trabalhado de planejamento e parcerias com instituições e órgãos do sistema de Segurança Pública do Estado para que as operações de fiscalização da Lei Seca e de outros crimes de trânsito passem a ser feitas diariamente. “Precisamos mudar essa cultura de que só há fiscalização no final de semana e que, por isso, omotorista só se preocupa em não beber e dirigir e em estar regular nesse momento. As leis de trânsito foram feitas para ser respeitadas todos os dias, não apenas quanto tem blitz do Detran-AM”, afirma Leonel Feitoza, indicando que pretende apertar ainda mais o cerco contra os motoristas que insistem em beber e dirigir, especialmente.
Campanha educativa permanente – O diretor-presidente do Detran-AM informou, ainda, que vai reforçar as ações de Educação de Trânsito. Segundo Leonel Feitoza, durante a semana e também aos sábados e domingos, especialmente quando ocorre eventos de grande concentração de público, os agentes da Gerencia de Educação do Detran-AM têm estado presente distribuindo material educativo, brindes, como lixeirinhas e flanelas, procurando chamar atenção de condutores e pedestres sobre as boas praticas no trânsito e, especialmente, em relação à Lei Seca.
Segundo Leonel Feitoza, os agentes do Detran-AM também mantêm a rotina diária de fazer palestras nas escolas e instituições públicas e privadas sobre leis de trânsito e a maneira como qualquer cidadão, motorista ou não pode ajudar a construir uma relação de cidadania no trânsito da cidade de Manaus e do estado do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário