quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vereador alerta a população sobre os riscos do sobrepeso


MANAUS - Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS) revela que mais da metade da população adulta de Manaus está com sobrepeso e 18% dos participantes do estudo são considerados obesos.
Os dados, divulgados no último dia 10 de abril, foram abordados na manhã desta quarta-feira (24) pelo vereador Dr. Ewerton Wanderley (PSDB), durante discurso no Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
De acordo com o parlamentar, que é médico generalista, esses números são preocupantes, pois indicam que muitos adultos se alimentam de forma inadequada, consomem gordura saturada em excesso e não praticam atividade física regularmente.
“O problema maior não é inicial, é cumulativo. Ao longo dos anos, as pessoas com sobrepeso têm mais chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de problemas vasculares”, alerta o vereador.
Segundo a pesquisa, a população adulta de Manaus possui taxa de sobrepeso acima da média do País e o problema acomete tantos homens quanto mulheres.
“Nós que somos da área da Saúde temos que propor ideias para reverter essa situação, com a implantação de políticas públicas dentro das escolas, orientando nossas crianças sobre a importância em adotar hábitos saudáveis para a manutenção da saúde”, disse.   
         Ainda durante pronunciamento, o vereador Dr. Ewerton Wanderley parabenizou a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que adotou uma estratégia inovadora, disponibilizando pelo número 0800-280-8-280 o agendamento da vacina contra o vírus influenza aos idosos acamados que não têm como se deslocar para obter o benefício.
         A partir da iniciativa, o número de pessoas contempladas com a imunização será ampliado. “Além do público-alvo da vacina, como gestantes, profissionais da área da Saúde, idosos com 60 ou mais anos e doentes crônicos, os acamados também poderão ter acesso à imunização. Quem ganha é a comunidade, a sociedade em geral”, destacou o vereador Dr. Ewerton Wanderley. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário