O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) elogiou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta manhã de terça-feira (20), o trabalho desenvolvido pelo Centro de Cooperação Técnica do Interior da Assembleia (Ccoti/Aleam) para atualizar a lei orgânica do município e o regimento interno das Câmaras Municipais.
O parlamentar fez o elogio durante relato de viagem feita à calha do Juruá, da quinta-feira (15) a domingo (18), junto com o deputado estadual Luiz Castro (PPS) e a equipe do Ccoti aos municípios de Guajará (a 1.474 Km de Manaus), Ipixuna (a 1.363 Km de Manaus), Envira ( a 1.206 Km de Manaus), Eirunepé (a 1.159 Km de Manaus) e Itamarati (a 982 Km de Manaus).
Segundo ele a adesão das Câmaras Municipais é muito alta e o projeto muito bem recebido. “É impressionante que em cada município onde apresentamos o projeto as pessoas já entendem a importância da atualização e até perguntam porque não os visitamos antes. Na maioria dos municípios onde chegamos a lei e o regimento interno datam de antes da Constituição de 1988, criando um grave problema legal, atrapalhando o legislativo do município e, consequentemente, o desenvolvimento da cidade.”, explicou.
Fraxe ressaltou a dificuldade logística dos municípios, afirmando que a distância torna o município mais carente por conta do isolamento. O deputado acrescentou ainda que as dificuldades são um incentivo para otimizar ainda mais as políticas públicas para o interior. “Criar atividades econômicas no Juruá, onde o rio seca e então não há como andar de barco, por exemplo, é complicado e é nessa hora que o poder do governo do estado tem de atuar”, declarou, destacando que faltam apenas dois municípios aderirem ao projeto de atualização do Ccoti, que são Juruá (a 671 Km de Manaus ) e Carauari (a 786 km de Manaus).
Fonte: Comunicação da Aleam
Nenhum comentário:
Postar um comentário