quinta-feira, 18 de julho de 2013

Centros de Distribuição do ‘Leite do Meu Filho’ vão beneficiar 17 mil crianças

MANAUS - O prefeito Arthur Neto e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, inauguraram na manhã desta quinta-feira, 18, oito Centros de Distribuição dos kits do Programa de Nutrição Infantil ‘Leite do Meu Filho’. Cada centro tem como meta qualificar o atendimento no momento da entrega da fórmula infantil, o que antes era feito nas Unidades de Saúde, beneficiando 17 mil crianças cadastradas.

Durante a inauguração oficial, que aconteceu no Centro de Distribuição instalado na sede do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), rua das Rosas, s/nº, Jorge Teixeira, o prefeito Arthur Neto lembrou que as 17 mil
crianças beneficiadas passaram por um processo de recadastramento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e foram aprovados para a manutenção no programa, entre o total de 70 mil crianças que recebiam o benefício anteriormente.

“O recadastramento foi necessário para que o programa atendesse realmente as pessoas que precisam do benefício, em um processo idôneo que incluiu apenas aquelas crianças que tiveram a situação de vulnerabilidade social confirmada através dos requisitos estabelecidos pelo Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Isso demonstra o nosso compromisso com as questões sociais e com o cuidado na utilização do dinheiro público”, destacou Arthur Neto.

Os oitos Centros de Distribuição do Programa de Nutrição Infantil ‘Leite do Meu Filho’ foram instalados nas quatro zonas geográficas de Manaus,
sendo que foram instalados três centros na zona Leste, dois nas zonas Sul e Norte, e um na zona Oeste. Além disso, mais um Centro de Distribuição deverá ser instalado na zona Oeste de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, destacou a importância do programa como uma forma de incentivo para a manutenção da saúde e qualidade de vida das crianças mais carentes, já que programa exige o
acompanhamento por profissionais das Unidades de Saúde onde é feito o cadastro. “A cada três meses, é necessário fazer acompanhamento médico para avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança, com consultas e avaliação nutricional de ganho de peso e de crescimento, incluindo a atualização do cartão de vacina quando necessário. A fórmula nutricional também ajuda a aumentar a imunidades das crianças, reduzindo a ocorrência de doenças”, destacou Evandro Melo.

Durante o período de recadastramento, realizado em março, o benefício foi mantido para 10 mil crianças que apresentavam déficit nutricional
comprovado, ou, por serem órfãos de mãe em idade de amamentação, além dos casos em que a mãe é portadora do vírus HIV e não pode amamentar. “Foram incluídas no programa também as crianças que, por um motivo ou outro, estão em abrigos, beneficiando realmente crianças carentes ou que estão em situação de abandono”, explicou Evandro Melo.

A avaliação dos cadastros no programa continua a ser feita e, a partir do
dia 25 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deve liberar o
benefício para mais um grupo de crianças.

Os centros de distribuição foram instalados próximos às seguintes Unidades Básicas de Saúde:

Centro de Distribuição de Fórmula Infantil

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO  ENDEREÇO
CD-1 UBS Lago do Aleixo – zona Leste    Rua Raoul Foullereau n° 112, Colônia Antônio Aleixo
CD-2 UBS Alfredo Campos – zona Leste    Rua André Araújo, s/n, Zumbi II
CD-3 Sede Disa Leste – zona Leste       Rua das Rosas, n°01, Jorge Teixeira
CD-4 Pol. José Antonio da Silva/ PMO – zona Norte       Rua Arueiras, nº 55 - Monte das Oliveiras
CD- 8 UBS Áugias Gadelha – zona Norte   Rua A, 15 - Cidade Nova 1,
CD-5 UBS Mansour Bulbol – zona Oeste    Av. Desembargador João Machado s/n°, Alvorada I
CD-6 UBS Dr. José Rayol dos Santos – zona Sul   Av. Constantino Nery, s/n – Chapada
CD-7 UBS Japiim – zona Sul      Rua 31, Comunidade 31 de março, nº 70 - Japiim I



Nenhum comentário:

Postar um comentário